O DANFE, sigla de Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, é um documento impresso com uma versão simplificada das informações contidas em uma nota fiscal eletrônica autorizada, que deve acompanhar as mercadorias, em seu transporte, desde o vendedor até o destino no comprador.
Principais funções do DANFE:
- Acompanhar o transporte das mercadorias, facilitando a conferência da carga
- Conter a chave de acesso da NF-e, permitindo consultar a nota fiscal original no sistema
- Auxiliar na escrituração das notas fiscais para aqueles que não são obrigados a utilizar documentos fiscais eletrônicos
É importante ressaltar que O DANFE NÃO É A NOTA FISCAL ELETRÔNICA. A nota fiscal eletrônica é um arquivo em padrão XML que como as antigas notas em papel, deve ser armazenado por 5 anos. O DANFE pode ser descartado após as mercadorias comercializadas terem sido entregues.
O objetivo principal do DANFE é possibilitar, em caso de fiscalização da carga, que os fiscais possam , caso queiram, usar a chave da NFe impressa no DANFE, para acessar o portal da Receita e consultar os dados da nota de forma completa bem como eventos relacionados tais como cancelamento, cartas de correção e outros.
Imaginemos por exemplo que uma nota seja gerada , seu DANFE emitido, a carga seja enviada e em seguida a nota seja cancelada. Em caso de fiscalização, a única forma de um fiscal saber que a nota foi cancelada, será consultando o o Portal da NFe através da chave da mesma presente no DANFE.
Abaixo temos uma imagem com um exemplo de como é o DANFE.

